O Pilar Chamado Dinheiro

14 de setembro de 2023
O Pilar Chamado Amor
14 de setembro de 2023
O Pilar Chamado Sexo
14 de setembro de 2023

O dinheiro tem 25% em nosso cálculo de importância dentro deste manual, já escutei muitas pessoas falando mal deste pilar sem ao menos entender o seu fundamento e sua participação na vida conjugal, nem preciso colocar aqui o significado dele, acho que todos sabemos o que ele é, e o que podemos fazer com ele. O dinheiro tem papel fundamental em uma relação, proporcionando ao casal viver momentos únicos e inesquecíveis, por este motivo é tão importante ter uma vida financeira controlada. Vou te mostrar uma pesquisa feita sobre o que acontece quando o casal não tem uma vida financeira saudável.

 

O número de divórcios, no Brasil, cresceu 160%. Segundo pesquisa do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística), em 10 anos, o Brasil registrou 341 mil divórcios. Os dados foram coletados com base em pesquisa estatística de registro civil. Segundo pesquisa realizada pelo jornal Daily Mail, na Inglaterra, dentre as principais causas de separação estão o dinheiro e a situação financeira.

Então, quando escuto aquelas antigas frases: “O dinheiro é a fonte de todo o mal”.

Ou aquela pior ainda “O amor supera tudo”.

Me pergunto que estas frases tem de errado?

Na verdade, nada, simplesmente foram distorcidas e manipuladas de modo equivocados. A primeira frase tem um significado totalmente diferente do que é colocada por muitas pessoas que a fala ou escreve ela, na realidade ela foi dita por Paulo apostolo e foi escrita assim:

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Tm 6:10).

 

Então na verdade ele quis dizer que seu coração não deve ser voltado totalmente para o dinheiro, pois o maior perigo que o dinheiro nos traz é mostrar o que somos por dentro. Todos já escutaram aquela antiga frase que falava assim: “Quer conhecer alguém, de poder a ela” é isto que o dinheiro faz com você, ele te dá poder, mas ele só vai mostrar quem você realmente é, então tome cuidado com o lado que seu coração está apontado, pois você pode se assustar com você mesmo. É só parar para pensar: Você já conheceu pessoas muito ricas que tem uma vida simples? E conheceu pessoas pobres que queria ser e aparecer sem ter? Não sei você mais eu conheço muitas pessoas assim, como também conheço muitos ricos arrogantes e prepotentes. Então tome cuidado com o dinheiro, respeite-o e saiba lhe dar como ele, é totalmente inflamável qualquer fagulha ele pode explodir, e mostrar quem você realmente é. E para você ter ideia de como o dinheiro é importante para todos os seres humano Jesus contou uma parábola para seus discípulos.

 

A parábola dos talentos na realidade da vida

Jesus contou esta parábola a seus discípulos: “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar de minha alegria!’ Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria’. Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. O patrão lhe respondeu: ‘Servo mal e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas aquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil; jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes!’”

Mateus 25,14-30

 

 

Nesta parábola ficou bem claro que recebemos talentos para multiplica-los. Então hoje Deus colocou em suas mãos todos os talentos necessários para você prosperar e dar uma vida melhor para sua família, uma vida sem igual, sem limites de valores, sem limites financeiros. Basta você procurar não fazer como a maioria das pessoas do mundo que por preguiça e medo de se esforçar, cava um buraco e esconde o talento que lhe foi dado, só que o preço é muito alto a ser pago, pois até o único talento que lhe foi dado será arrancado e entregue para aquele que tem mais talento e conseguiu multiplicar. Depois falo mais sobre este assunto aqui é simplesmente um resumo.

 

Pratica do pilar dinheiro

Este pilar é o grande causador de separação e divórcio no Brasil e no mundo, ele tem extremo peso na vida do casal, é ele que dita as regras, colocar-nos limites, nos estressa, tira o sono, tira a paz. E não tem como não olhar para ele com atenção, é como eu já disse, ele dita as regras. Ele é silencioso, fica camuflado na ignorância das pessoas, e quando elas o percebem já foi, já era, ele tomou conta de tudo. Este pilar uma vez controlado, pode te trazer grandes benefícios, coisas inesquecíveis, coisas memoráveis, felicidade ao estremo. Mas ele sozinho no longo prazo não irá te trazer nada, nem mesmo uma fagulha de alegria, pois ele precisa muito dos outros 3 pilares para sobreviver. Com dinheiro você pode até comprar o ato sexual, mas nunca pode comprar amor e muito menos fé. Então não adianta focar simplesmente nele e esquecer dos demais.

Outra coisa que devemos ter em mente para criar uma mente milionária é ter auto controle. Nosso cérebro gosta de usar nosso lado emocional para nos colocar em mais dívidas e isso é muito perigoso, as vezes compramos muitas coisas que nem precisamos. Então se realmente quer ter uma vida financeira de alto nível e alto padrão não gaste seu dinheiro com coisas desnecessárias, faça sempre uma pergunta antes de comprar: Eu preciso desta coisa mesmo? Eu consigo fazer com as coisas que tenho?

Vamos dizer que você é um escritor e que você tem um computador meia boca, e aí você conseguiu ganhar um bom dinheiro, e logo pensa em trocar de computador, nesse momento é bom deixar as decisões sempre para o dia seguinte, pois você não estará mais pensando com o lado sentimental e sim com o lado racional. É aí que você tem que pensar antes de comprar, será que é a hora de fazer uma dívida? Não é melhor investir em divulgação do seu trabalho para conquistar outros trabalhos? Sua mente vai dizer que você precisa de um computador novo, sua vaidade também vai te direcionar para o mesmo lado. Mas se você quer crescer na vida, só gaste dinheiro para fazer mais dinheiro, não importando se será preciso aplicá-lo em longo prazo desde que seja para ter retorno financeiro. O dinheiro não leva desaforo para casa quanto mais você não dá valor para ele, mais ele irá para as mãos de outras pessoas. Então trate o dinheiro com respeito, e assim ele irá ficar do seu lado para sempre. Tem uma frase que eu escutei que dizia assim: quem não dá valor há um real, não irá dar valor há um milhão, então de valor ao seu dinheiro. Quero que você entenda definitivamente que o dinheiro simplesmente não é só dinheiro, mas é tempo de vida, é tempo que você poderia estar com sua família. Você já parou para pensar que você vende seu tempo de vida por dinheiro? E cada dia você sacrifica ficar com as pessoas que você ama para batalhar por ele. Você deixa sua esposa, seus filhos, para ficar horas e horas trabalhando para você ou para uma empresa, para depois jogar seu dinheiro fora, com coisas que vai usar 5 minutos ou nem usar. Então dinheiro é tempo de vida, cuide bem dele.

Como ter uma vida financeira saudável?

Corri atrás desta resposta por muito tempo na minha vida, pensava que ela estava relacionada a quantidade de dinheiro que uma pessoa poderia ganhar, mas logo me enganei, pois percebi que a maioria das pessoas que ganham bem, que mora em um residencial chique, está financeiramente doente, o que quero dizer é que a maioria está endividada, e se ficar mais de um ano, ou até menos de um ano, sem trabalhar, não tendo nenhum tipo de renda, irá abrir falência em questão de meses. Este tipo de coisa acontece toda hora, pois não fomos educados a ter uma vida financeira saudável. Sempre nos ensinaram a comprar com carnê ou no cartão, e dividir a dívida em vários meses. Uma vida financeira saudável só é possível quando o casal entende que é preciso controlar os gastos, e ao mesmo tempo conseguir poupar para uma riqueza futura, pensar no longo prazo.

O segredo que cerca este pilar não está em quanto você ganha e sim quanto você gasta, ter uma vida controlada é o segredo para se dar bem neste pilar. Se você é uma pessoa controlada, já está com meio caminho andado. Mas se você é igual a maioria de todos os brasileiros que gasta mais do que ganha, este pilar vai tirar seu sono. Para você que está entrando em uma relação agora preste muita atenção no seu parceiro, e como ele(a) se posiciona na sua vida financeira, só o ato de observar poderá te economizar muito tempo de vida e desgaste psicológicos com brigas futuras. Agora você que já estão enrolado com uma pessoa gastona, sinto em dizer que você tem 3 opções:

1 – Você cuida da parte financeira da casa, liberando uma pequena verba para pessoa gastar, não deixe cartão de crédito com limite auto, pois ele vai estimular ela(e) a gastar.

2 – Você pode sentar e conversar com a pessoa e torcer para dar certo. Mas sempre coloque algumas metas para serem batidas, mostre um horizonte para que a pessoa faça parte desse planejamento do não gasto. As vezes seu parceiro só precisa de um novo foco.

3 – Você pode sentar e chorar, esperando as brigas futuras chegar até você. Não gostaria de estar certo sobre este assunto, mais a maioria dos casais que conversei já brigaram por estarem muito endividados. E o pior que já conversei com pessoas que tiveram brigas e nem sabiam que era pelo fator dinheiro, as vezes você não fica atento que o começo de algumas brigas, seria evitado se o casal não tivesse atolados em dívidas. A dívida gera estresse, tira o sono, traz muita preocupação, impede do casal se distrair em um passeio etc. Quando se tem muitas dívidas fica impossível viver em paz.

Então como podemos nos controlar e ter uma vida financeira familiar estável?

“O segredo não está no quanto se ganha e sim no quanto se poupa.”

1 – Faça uma lista das dívidas que você tem no dia atual. Mas liste tudo até o pãozinho e cafezinho da padaria que você bebe.

2 – Se para as dívidas: Dívidas essenciais (fixa) e dívidas não essenciais (parcial).

Vamos para um exemplo simples para seu entendimento de como separar e classificar as dívidas:

Data Produto/Serviços Dívida Fixa Dívida Parcial
mensal compras   1.270,00
36 anos hipoteca 1.500,00  
mensal Empresa Filme Internet   37,00
mensal gás 60,00  
mensal água 75,00  
mensal luz 80,00  
mensal cafezinho   10,00
mensal Seguro carro   150,00
mensal Combustível carro   400,00
mensal IPTU 70,00  
mensal Convenio medico   300,00
mensal internet   100,00
mensal Escola dos filhos   500,00
mensal Internet celular   50,00
mensal condomínio 650,00  

 

** valor real da dívida é de R$ 5.252,00.

Acima colocamos um pequeno exemplo de como poderia você fazer uma tabela de controle de dívida. Temos 2 tipos diferentes de dívidas:

Dívida fixas: são dívidas que tem obrigação de serem pagas, pois o não pagamento delas pode causar transtorno e preocupações elevadas gerando estresses e punições.

Dívidas temporária: são dívidas que você pode diminuir ou cancelar. Exemplo, baixar valor do plano de internet de casa, e do plano da internet do celular, fazer uma compra só com produtos que realmente são necessários, por um certo período para ter um equilíbrio e assim diminuir o gasto mensal, economizar alguns trocados.

Este dinheiro que você economizou tem que criar uma finalidade para ele, então comece a poupar, seria crucial para vida financeira do casal poupar pelo menos de 10 a 20 porcentos de seus ganhos. De primeira é importante criar um fundo de emergência, para momentos imprevisto, como desemprego ou algo do tipo.

É importante começar a aprender alguma coisa sobre o mundo das finanças, e desta maneira aprender a investir melhor seu patrimônio. No banco seu dinheiro não renderá quase nada, e se ficar abaixo da inflação, vai desvalorizar ainda mais ao longo prazo. É por isso que seria fundamental ter um bom nível de conhecimento financeiro, principalmente na hora que for investir o seu capital.

Reflexão do exemplo anterior

Imaginemos que você ganhava R$ 6.000,00, e não fez qualquer fundo de emergência, ou aplicação.  E em um momento de crise recebeu uma notícia não muito boa do seu chefe, que iria mandar você embora, ou iria ter que cortar sua renda pela metade, no caso R$ 3.000,00. O que você faria? Difícil pensar neste momento né? Mas infelizmente milhares de pessoas passam por esses momentos todos os anos. E a culpa de tudo isto é do governo? Claro que não, a culpa é toda sua, pois entra governo sai governo e tudo fica do mesmo jeito. Então temos que assumir as rédeas da nossa vida, tirar o leque de nossa visão é extremamente necessário e parar de ficar dependendo de favor, não importando da onde venha. Infelizmente não fomos preparados para lidar com o dinheiro, só aprendemos na escola a fazer cálculos, mas nunca nos preparar para o futuro. Sai ano entra ano e o ensino escolar fica do mesmo jeito ou ainda piora, no Brasil tivemos uma grande falência em nosso ensino fundamental, mas a esperança de dias melhores é a última que morre. Gostaria de ver dentro de uma escola uma matéria de educação financeira, onde poderíamos aprender a lidar com o dinheiro, onde não fossemos simplesmente preparados para sermos funcionários, mas tivéssemos uma visão abrangente onde mostrasse que também é possível ser patrão. E assim teríamos em nosso país grandes mentes, trabalhando por um mundo melhor.

Vivemos o presente como se fosso o último dia de nossas vidas. Aprendemos isso em vários lugares, até mesmo dentro da igreja, onde é maçante escultar que os ricos não são pessoas boas, e que juntar dinheiro é besteira, e que temos que viver o agora, pois o futuro pertence a Deus. Claro que o futuro pertence a Deus, e foi ele mesmo que nos deu sabedoria para nos preparar para nossa velhice, então não me venha com estes papinhos tolos que tem enganado as pessoas por séculos e séculos. Se tivéssemos uma bola de cristal onde mostrasse uma informação privilegiado do futuro, melhor ainda de quando iremos morrer seria fantástico. Mas como o futuro pertence simplesmente a Deus, então vamos nos preparar melhor para ele. Ter uma vida financeira saudável é o direito e dever de todos. Então pare de querer jogar a culpa dos seus fracassos nas constas das outras pessoas e comece a construir riquezas você também. Só não perca o foco do porquê você quer ter dinheiro, simplesmente querer ter grana para ter uma liberdade financeira seria ótimo. Mas saiba que dinheiro não é tudo, ele simplesmente facilita todas as coisas.

Bom vamos voltar para nossa reflexão. Se você não tem uma reserva de emergência, não tem nenhum dinheiro aplicado, pior não tem casa própria, pois ainda está pagando aluguel, e agora está recebendo apenas a metade do seu salário, o que você deve fazer?

1 – Opção – Arrumar um segundo emprego. Pode ser um emprego informal. Exemplos: vendedor de algum produto, vender produto como afiliado na internet, ou prestar serviços a terceiros. Etc… Tem muitas coisas que podemos fazer para levantar uma grana extra, e pense o seguinte: “quem não está vendendo, está comprando”.

2 – Opção – Se você não conseguiu arrumar um segundo emprego rápido, o negócio é vender coisas que está parado em sua casa. Pesquisa revelarão que os brasileiros tem pelo menos de dois a três mil reais parado em casa sem utilidade.

3 – Opção – esta é a mais difícil para algumas pessoas. Baixar o padrão de vida. Mudar para uma casa mais barata, trocar de carro por um mais barato e econômico, ou vendê-lo e começar a usar transporte público as vezes poderá ser necessário, tirar os filhos da escola particular e colocar em uma publica, e enxugar as dívidas até a sua nova realidade. Depois que seus ganhos voltarem ao normal, não eleve seu padrão de vida rapidamente, primeiro crie seu fundo de emergência antes de voltar para o patamar de vida que tinha antigamente, tente ficar no padrão mais baixo por um período. Crie um fundo de emergência de no mínimo seis meses, com um valor maior ou igual a seis meses de contas pagas. E também construa o habito de poupar pelo menos 10%, de tudo que você ganha, para construir sua riqueza. Um livro interessante de se ler é O homem mais rico de Babilônia.

4 – Opção – se você é dono da sua própria empresa e ela está quebrando, indo mal, está na hora de parar para analisar o mercado e ver se seu produto ainda tem clientela, as vezes a mudança é inevitável. Mas também pode ser apenas adaptação ao novo mercado que sempre está evoluindo, então siga o ritmo do mercado. Um ótimo livro neste caso é, quem mexeu no meu queijo.

5 – Opção – se você não gostou de nenhuma opção tenho uma muito boa, é só ganhar na mega sena. Rsrs.

E como não bastasse você ter que passar por tudo isso ainda, você terá que se preparar para as brigas, que poderão ser constantes dentro da sua relação, infelizmente isso pode acontecer com grande frequência. O estresse pode ser muito grande dentro de você, seu sono pode não aparecer e você pode ficar muitas noites em claro, prestar atenção nestes sintomas poderá ajudá-lo a evitar briga com sua companheira(o) ainda mais nesse momento tão difícil da sua vida. Pense que se você está sofrendo a pessoa ao seu lado também estar, nem preciso falar dos seus filhos.

Bom, estas foram algumas dicas de como enfrentar um momento difícil e como podemos dar a volta por cima.

Agora vamos pensar em como multiplicar e conquistar sua independência financeira. Para muitos é assombroso o que estou falando neste momento, mas não se preocupe logo você vai entender sobre esta prática.

 

Os potes de ouro

Como poupar para enriquecer

Depois de controlar sua vida financeira é interessante saber como obter um crescimento financeiro. Aqui vou citar os 3 potes de ouro para uma vida financeira extremamente feliz: só um lembrete, pague-se antes primeiro de qualquer coisa, 5% já ajuda a te manter entusiasmado.

  • Primeiro pote a ser construído é o pote do fundo de emergência. O que seria o fundo de emergência? É você ter poupado o valor de 6 meses de todas as suas dívidas para o caso de acontecer alguma coisa fora do previsto. Como por exemplo se for mandado embora da empresa que você trabalha, ou se você trabalha por conta própria, e passar por um momento de dificuldade. Não que você está desejando estas coisas e não devemos nunca colocar isso em nossas mentes, mas um homem prevenido vale por dois.
  • Segundo pote é o da riqueza. É ele que vai te tornar rico no longo prazo, dele não podemos tirar dinheiro nenhum. Só tiraremos dinheiro deste pote se for para devolver com mais dinheiro. Então ele funciona da seguinte maneira: você junta todo mês 10% ou 20% de tudo que sua família ganha e aplique no longo prazo, em aplicações sem risco de perdas. Ou se quiser um retorno mais rápido pode investir uma parte do seu capital, em investimento que tenha um risco maior, mas sempre é bom saber no que está investindo para não ter surpresas.
  • Terceiro pote é o dos sonhos. Este pote pode ser construído com 5% ou 10% de tudo que você ganha. Ele é um dinheiro que você vai poupar para realizar sonhos, por exemplo a troca de um carro, uma viagem, a compra de um imóvel etc. é importante ter em mente que estes potes tem que ser aplicado em uma sequência. 1 – Pote da emergência, 2 – pote da riqueza e 3 – pote dos sonhos.

História vó Francisca

Descobri uma história muito boa para dar de exemplo sobre os potes de ouro. Em uma conversa que tive com minha tia Elizabeth, ela me disse que sua mãe, minha avó Francisca, conseguiu pagar uma dívida que tinha do terreno onde morava, juntando mensalmente uma parte do dinheiro que meu avô, entregava para ela fazer as compras do mês, o mais engraçado é que ela colocava tudo em um bule. Como ela me fez viajar até aquela época e imaginar aquele bule se enchendo de moedas e dinheiro. O mais interessante que meu avô ganhava pouco e não sobrava nada, mal dava para comprar a mistura de duas semanas. Só que a sabedoria de minha amada vó foi adiante do problema.

“Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos.” Provérbios 14.1

Ao invés dela colocar obstáculos e reclamar da vida e de Deus. Ela decidiu pagar o preço que a conquista nos pede, entenda logo de uma vez, nada vem de graça tudo tem um preço a ser pago. Minha vó tinha todos os motivos de ficar reclamando da vida, viveu em uma época que a inflação era diária, não tinha nenhum luxo, vivia do básico da vida. Mas ela resolveu enfrentar o problema de frente e ditar as regras. Se privou muitas vezes do que comer para poder poupar um certo valor mensal por um determinado período, mas vemos hoje o resultado do seu esforço. Realmente ela conseguiu, mesmo com tudo apontando ao contrário, ela conseguiu vencer. Eis a lição que tiro dessa pequena história real. Você deve criar um planejamento (poupar), criar uma meta a ser batida (pagar o terreno), colocar uma data para o cumprimento desta meta (data X vou ter X valor), pronto, as coisas vão dar certo. Outra coisa que você tem que prestar atenção nessa história é que você pode até ganhar pouco, ou estar endividado, se você quiser vai conseguir cumprir suas metas. Minha vó não tinha dinheiro nem pra comprar a mistura do mês, mas preferiu se sacrificar por um certo período para realizar seu planejamento, que era pagar logo a dívida do terreno. Entendo que para alguns possa ser impossível fazer isso, pois se fosse fácil todos fariam. Mas você foi chamado para fazer parte das pessoas que fazem a diferença aqui na terra, então se levante planeje sua vida, coloque as metas a serem batidas, marque suas datas e saia da caixinha, e vai conquistar seu mundo, vai mudar sua vida, vai mudar a vida da sua família, pois Deus precisa de guerreiro disposto a pagar o preço e transformar esta terra em um lugar melhor.

Hoje vivo com um triste receio, de que não iremos ter mais pessoas que tenha vontade de pensar, pessoas que não fique presa por um sistema corrupto de ensinar, ou até mesmo onde prega que o errado é certo e o certo é errado. Ai te pergunto! Onde estão os pensadores? Aqueles que transformaram o mundo? Aqueles que nunca ficaram famosos, mas que sustentaram tudo um mundo? Aqueles que não lamentavam os preconceitos assistidos, mas regozijavam as vitórias obtidas; mesmo quando tudo era feito de uma maneira para eles perderem, eles iam e ganhavam?

A verdade muitas vezes ficará escondidas por traz de um projeto do mal. Então tenha forças e lute por tua família, lute por quem você ama, não seja fraco, covarde, pois o mundo já está repleto de gente fracas, covardes e preguiçosas.

O que é independência financeira e pra que serve?

O que é?

Ser independente financeiramente te permite deixar de ser escravo do dinheiro, e faz com que o dinheiro se torne seu escravo. É assustador né? Mas é assim mesmo. Quando você é uma pessoa livre financeiramente, nada mais pode exercer o poder de te limitar ou aprisionar.

Por exemplo:

1 – Ficar em um emprego por necessidade e não por que gosta de estar ali. É horrível trabalhar pelo dinheiro, e por muitas vezes ter que se sujeitar a dores profundas do dia a dia.

2 – Trabalhar simplesmente para pagar contas. É uma prática que quase 90% da população do mundo faz, pois o desejo desenfreado de querer ter momentos felizes, nos torna escravos das modas. Enquanto não entendermos que a felicidade vem de algo que não pode ser comprado, ficaremos buscando felicidades em produtos das grandes corporações. Onde uma marca ou rotulo diz em que nível social você está.

3 – Trabalhar duro e não saber poupar não adianta de nada. Não adianta trabalhar duramente sem um propósito, isto não irá mudar sua vida, simplesmente vai te deixar estressado.

4 – Pare de viver sua vida pensando na aprovação das outras pessoas, uma pessoa que pensa em aprovação nunca vai ter garra para lutar e mudar de vida.

5 – Poupe dinheiro. Comece poupando 5% de tudo que você ganha e depois vai aumentando o aporte, segue uma regra comece com: 5% depois vai para 10%, depois para 15% e assim sucessivamente, até chegar no seu limite de poupar.

6 – Faça o dinheiro tornar-se seu escravo e trabalhar para você. Depois de poupar invista seu dinheiro para que ele se multiplique enquanto você dorme. Sim falei para seu dinheiro trabalhar por você enquanto dorme. A maioria das pessoas que investe com consciência faz isto. Elas aplicam seu dinheiro e o deixa trabalhar para ela.

7 – Nunca mexa no dinheiro que é para sua riqueza, este tem que ser multiplicador. Então você só tira o dinheiro de uma aplicação se for para ele buscar mais dinheiro. Pense que seu dinheiro é como soldados, e depois de alguns anos, esses soldados terão mais soldadinhos, que terão mais soldadinhos, e assim até criar um imenso exército.

8 – O segredo não está em quanto você ganha, e sim no quanto você gasta. Tem pessoas que ganha muito bem, mas não é financeiramente saudável, pois gasta mais que ganha. Como você pode calcular seu nível de riqueza? É só ver quanto tempo o dinheiro que você tem guardado ou investido pode te sustentar sem você precisar trabalhar. O importante é criar uma mentalidade de investidor ou empresário.

9 – Seja prudente nos seus investimentos. Tome cuidado para não investir no que não conhece. Primeiro busque sabedoria com quem já fez este tipo de investimento. Assim você irá evitar perdas e desfortúnios.

10 – Antes de investir ou virar sócio de alguma pessoa, primeiro conheça a fundo o negócio que você está entrando, como já disse o dinheiro não leva desaforo pra casa. Então tome cuidado com os lobos que ficaram loucos para colocar as mãos na tua suada riqueza. Sempre pense em investimento de longo prazo, isso vai te tirar das garras dos golpistas.

11 – Crie metas para ser batidas junto com sua família, envolva todos da sua casa, pois o sacrifício tem que vir de todos. Mas seja honesto com todos de sua casa, pois a pior coisa é ser enganado por pessoas que amamos. Esculte as metas e planos de todos, assim você poderá ajudados em suas buscas.

12 – Comemore sempre uma vitória pode ser uma grande, ou uma pequena, não importa comemore todas junto com sua família. Leve eles para jatar fora, shops, pesqueiros entre outros lugares.

13 – Seja um pilar dentro da sua família, enfrente os desafios que a vida irá colocar no seu caminho, não tenha medo, pois Deus está com você. Tenha uma mente positiva e estude sempre, fique atualizado com as novas tecnologias.

14 – Se espelhe em pessoas que já conquistou o que você almeja, e não procure conselhos de pessoas que é pior que você. Não tem como um cego guiar outro cego. Sempre invista na sua educação financeira, pois o conhecimento vai fazer você ganhar mais dinheiro e investir melhor.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.

Treinamento F4P